2 de abril de 2012

Ontem estive no Porto…

… na verdade não foi exatamente “ontem”. E também não “estive” propriamente lá. Mas partilhar os lugares que amamos é regressar. E falar desses lugares, dizer-te “tens mesmo de lá ir!!”; “não podes deixar de visitar…”; “se tiveres tempo passa por lá…”… foi levar de novo o meu olhar a esses espaços, que olharam tantas e tantas vezes, com renovado prazer.

A primeira visita que tive de um amigo “mouro” que não conhecia o Porto, faz agora “anos” em Abril, foi engraçada por várias razões. Eu e o Rogério trabalhávamos juntos há muitos, muitos anos mas nunca nos tínhamos visto e no meio daquelas conversas do “tu tens mesmo de vir ao Porto um dia destes”, ele veio.

Conciliámos folgas e feriados e, em 3 dias, descobrimos o Porto de lés-a-lés, a pé, como turistas mas, muito mais do que isso. Na época eu já vivia no Porto há tempo suficiente para ser “portuense honorária”e foi, portanto, esse o Porto da nossa descoberta: o de alguém que conhece a cidade que habita e o do Turista que nos visita.

Com o passar dos anos, das visitas, do refinar dos gostos e da (re)descoberta da cidade – só mais tarde, por exemplo, subi finalmente a Torre dos Clérigos num fim-de-tarde cheio de sol para uma vista deslumbrante sob a cidade – o meu Porto é outro e muito… meu.

Foi esse, o “meu” Porto, que partilhei contigo. “Ontem”. E espero que a “minha viagem” te tenha deixado de olhos tão brilhantes de prazer como os meus.

Boas férias!

Sem comentários: