31 de agosto de 2008

Não ficarei, depois de ter partido :)

Não, não me interpretes mal: adorei Barcelona!!

Adorei lá ter ido e tenho a certeza, na medida possível deste tipo de certezas, que voltarei. Porque quero mostrar a cidade a outras pessoas.

Partilhar o que vi e conheci da cidade.

E sei, percebo agora, porque adiei tantas vezes.

Há momentos certos nas nossas vidas para algumas coisas.

Noutros momentos, com outras pessoas, teria sido diferente a minha descoberta.

Não me senti só, em Barcelona.
Com os meus amigos ao alcance de uma sms (sempre retribuída) e de um telefonema inesperado que me deixou tão feliz: “estás a adorar, não estás??? Ainda não :)

Mas estou a gostar MUITO e radiante por ter vindo!”

Mas para ficar, para querer ficar ali, é preciso algo mais que Barcelona, por estes dias pelo menos, não teve.


Há um encanto que vai muito além das paisagens, dos edifícios, da luz e calor de Agosto em Barcelona.

A simpatia do povo. O calor dos Barcelonenses. Que não vi, não senti.

E isso é, para mim, o pior de Barcelona: a antipatia dos habitantes e as multidões na Plaça de Catalunya.

Os Barcelonenses não são simpáticos, calorosos, acolhedores.
Mas os espanhóis também não são, pois não? Não é essa uma das muitas, e boas, diferenças entre “nós” e “eles”?? ;)

Há excepções, claro.
Em especial nos mais velhos a quem fui pedindo indicações aqui e ali (ok, a rua é esta… mas é para que lado, mesmo? :)) e que sorriam perante o meu “catalanês” inseguro.


Estava a pensar nisso esta manhã… nunca tentei falar em Português (e no entanto o catalão até tem palavras iguais. Falei sempre e só em “espanhol” e em Inglês.

É divertido, faz parte do prazer de viajar, mas não faz lá muito sentido já aqui ao lado, pois não?

Não são simpáticos, os Barcelonenses. E é pena.
Ao contrário de muitos dos meus amigos, não senti “gostava de viver aqui”. Senti “conseguia viver aqui se fosse preciso, mas…”

Porque Gaudi, e o Verão e a beleza do Palau não ficariam para sempre iguais aos meus olhos e o resto, o calor que me mantém no Porto em Lisboa, está nas pessoas.

O pior de Barcelona?
A antipatia dos Barcelonenses e as multidões na Plaça de Catalunya.

O melhor de Barcelona?
O Palau de la Musica Catalana, o Market Hotel, o sol e o calor de Agosto.

O mais inusitado de Barcelona?
O homem completamente nu na Sagrada Família. Sim, NU.

Ele estava completamente nu a passear tranquilamente pela rua. De garrafa de coca-cola na mão, com um cabelo e barba enormes (fazia lembrar os aborígenes) provocava, no mínimo, sorrisos e olhares de espanto entre aqueles que com ele nos cruzámos e sorria completamente “zen” :)

Bem-vinda a Barcelona :)


Sem comentários: